quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lancia Thema 8.32

Diz-se que a ideia de construir um Thema com um motor Ferrari surgiu como uma brincadeira por parte dos técnicos da Lancia.

Apresentado no Salão Automóvel de Turim em 1986, o Thema 8.32 (8 cilindros e 32 válvulas) assumia-se como o modelo topo da família Thema e visava concorrer directamente com as berlinas alemãs da BMW e Mercedes. A plataforma deste sedan derivava de um projecto comum (denominado Tipo 4) que servia de base ao Fiat Croma, Saab 9000 e mais tarde ao Alfa Romeo 164.

Embora mantivesse as linhas de carroçaria originais criadas por Giugiaro, o 8.32 distingue-se exteriormente dos restantes Themas por alguns pormenores subtis:
Uma nova grelha em alumínio com um desenho inspirado nos Ferraris de competição dos anos 50 integrava o logótipo 8.32 em fundo amarelo sob 3 listas com as cores da bandeira Italiana (inspirado no escudo da Ferrari). Sob esta encontrava-se um novo para-choques dianteiro com spoiler integrado que albergava os faróis de nevoeiro e uma maior tomada de ar. À semelhança dos Delta integrale, o 8.32 possuía também umas discretas saias laterais que faziam sobressair as jantes Speedline em alumínio de 15" com 5 pontas,cujo desenho era tipicamente Ferrari.Uma lista bicolor percorre todos os painéis laterais do carro e a tampa da mala e integrado nesta, um spoiler eléctrico de accionamento manual que fica totalmente camuflado quando é recolhido. Os frisos dos vidros deixam de ser cromados para assumir um tom escuro. Na traseira pode ainda ver-se uma dupla ponteira de escape cromada.

Se no exterior as diferenças em relação aos Themas "normais" são discretas, é no interior que o requinte e o classicismo fazem deste 8.32 o demarcam dos restantes automóveis da época:
Todo o interior (estofos, paineis e pegas das portas, tablier, consola central, volante, punho da caixa, travão de mão e respectivos foles são forrados a pele genuína cosida à mão da reputada casa "Poltrona Frau". A aplicação de raiz de nogueira estende-se das portas para o tablier, moldada em redor de manómetros redondos com um exclusivo lettering amarelo. Destes manómetros destacam-se um velocimetro graduado até aos 280km/h, um tacómetro com um redline a partir das 7500 rmps, e vários indicadores incluindo um check-panel e indicadores de temperatura e pressão de óleo.
O ambiente confortável culmina com o acabamento em Alcântara do tecto.

De referir o luxuoso nível de equipamento para a época que incluía bancos eléctricos (frente e trás) e aquecidos, ABS (1º carro italiano a incluir este dispositivo de série)e ar condicionado automático. As últimas gerações possuíam já amortecimento com controlo electrónico e encostos de cabeça traseiros rebativeis automaticamente.

Mas sem margem para dúvidas, a pièce de résistence encontrava-se escondida debaixo do capô. Um V8 com a mensagem "Lancia by Ferrari" escrita sobre a conduta de admissão era mais que reveladora da origem do grupo propulsor. Com 2927cm3, esta unidade em liga leve com 8 cilindros a 90º de 32 válvulas derivava directamente do Ferrari 308 QV. Com algumas modificações para garantir uma maior disponibilidade a baixo regime, perdia potência máxima em relação à unidade que equipava o ferrari mas ganhava em binário. Alimentado por uma injecção electro-mecânica Bosh KE3 Jetronic, debitava uma potência máxima de 215 cv às 6750 rpm e um binário de 29 Kgm às 4500 rpm. Estes valores permitiam-lhe perder apenas 0.2s na aceleração dos 0-100km/h em relação ao parente de Maranello, registando a cifra de 6.8s. O 1º quilometro era atingido em 26,8 segundos e a velocidade máxima ficava-se pelos 240km/h. As restantes modificações mecânicas feitas para manter todos os puro-sangue dentro da estrada passavam por um reforço da caixa de velocidades, uma maior embraiagem, uma direcção assistida de controlo electrónico ZF e maiores discos de travagem à frente assistidos por um ABS Bosch. A taragem das molas e amortecedores também foi alterada, a barra estabilizadora dianteira foi modificada e a altura ao solo reduzida.

Entre 1986 e 1991 um total de 3,537 Themas 8.32 foram construídos (2,370 da Serie 1 e 1,167 da Serie 2). Foi também construída uma Thema 8.32 SW que foi oferecida ao presidente da Fiat Gionavi Agnelli e 64 series especiais em vermelho Ferrari (32 serie 1 e 32 série 2)

Hoje em dia é raro encontrar um exemplar em bom estado e com poucos quilómetros.






1 comentário:

Tibico disse...

Carro curioso... mas apenas 215 cv de um 3.0 com 8 cilindros ? epa isso saia dai muito mais.
Gostei do pormenor que a asa traseira, entra e sai de dentro do carro! vê aquele vídeo que diz "the rising"